quarta-feira, 10 de junho de 2009

Inclusão Digital


No início de 2007, o mundo previa 1 bilhão de computadores em uso. A previsão era da Computer Industry Almanac, com base em um estudo realizado em 57 países, entre os quais o Brasil também fez parte da pesquisa.


De acordo com a última pesquisa realizada pela organização, existem hoje, em todo o mundo, 903,9 milhões de PCs em uso, sendo que os Estados Unidos aparecem no topo do ranking, com 230,4 milhões de máquinas (25,5% do total).



Já o Brasil ocupava o 11º lugar, segundo o estudo, com 22,4 milhões de PCs (2,46%). No entanto, o país poderia estar na 6ª posição no ranking mundial (atualmente ocupada pela França) se considerados os dados da pesquisa anual realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) sobre o mercado brasileiro de informática.


Mercado nacional


Em sua décima – sétima edição, a pesquisa da FGV prevê que haverá um crescimento de 15%, até o final deste ano, no mercado nacional de computadores, que atualmente conta com 32 milhões de aparelhos em funcionamento.


Coordenado pelo professor Fernando Meirelles, o estudo abrangeu 4 mil empresas de médio e grande portes, que responderam a 1.630 perguntas. A análise das respostas mostrou que, só no primeiro trimestre de 2006, as empresas brasileiras gastaram 5,3% do faturamento líquido com investimentos em tecnologia da informação.


Mesmo assim, o Brasil caiu pelo terceiro ano consecutivo, no ranking global de tecnologia. De acordo com o Relatório Global de Tecnologia de Informação, divulgado anualmente no Fórum Econômico Mundial, o país, que em 2003 ocupava o 39º lugar, caiu para a posição de número 52. Os motivos: burocracia e imposto muito alto.


Escola para todos. Ensino com qualidade esse é o direito que todos têm, porém por falta de incentivos dos governos, das condições de vida que a sociedade leva tem atrapalhado tudo isso. E quando a falta de escola é por causa do preconceito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário