Brasil é o 9º país em pirataria musical. De cada dez cds vendidos, metade é falso.
O Brasil está entre os dez países com maior índice de pirataria no mundo de acordo com o último ranking divulgado pela Associação Internacional da Indústria Discográfica, realizado em Madri, Espanha. De cada dez cds vendidos no País, segundo a associação, metade é de cópias falsas. Na internet, o mercado chegou a índices históricos: só no ano passado, os brasileiros fizeram um bilhão de downloads de músicas de maneira ilegal.
Os dados foram fornecidos por uma consultoria contratada pela Associação Internacional, que levou para o Congresso de Madri mais de 130 representantes de 48 países. Nesse estudo, na América Latina, 100 mil empregados foram perdidos nos últimos cinco anos pelo fechamento de comércio e produtoras musicais.
O ranking mundial de pirataria é liderado pelo Paraguai, onde 99% das produções são falsas. A seguir vem a China, com 85% e a Indonésia, com 80%. O Brasil é o nono, com 52%. Do Paraguai saem cerca de 90% dos cds virgens que são copiados no mercado brasileiro. Por isso, o Conselho Nacional de Combate à Pirataria aumentou a participação da Polícia Federal no controle da fronteira e tem feito blitz e detenções. Para Raul Vazquez, diretor do setor latino – americano da Associação Internacional de Produtores Discográficos, o problema está sendo controlado na América Latina, mas não será resolvido nunca. Vazquez acredita que com repressão policial, programas de combate à pirataria e campanhas de conscientização, as medidas podem dar certo.
Uma das soluções propostas no Congresso de Madri é a aplicação de multa de até US$ 3 mil (R$ 6,7 mil) para quem for pego vendendo cds ilegais. A idéia está sendo discutida com o governo brasileiro e deve entrar em vigor no território nacional ainda este ano.
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário