“Exigente e competitivo”, de acordo com as afirmações da psicóloga do IEL, Mariana em palestra realizada na Faculdade Sul-America/FASAM, na VIII Semana da Administração. Devido os resultados da globalização, das tecnologias, do cenário econômico as empresas cobram acirradamente do consumidor e este acaba comportando-se de maneira assustadora.
As mudanças no comportamento do consumidor são permanentes e obrigam as empresas competitivas a dar uma resposta ao mercado exigindo um alto padrão de qualidade no quadro de funcionários e as exigências são de profissionais cada vez mais profissionalizados.
As empresas esperam desse profissional mais interesse, compromisso e responsabilidade. E para isso exige-se planejamento. A compreensão do que acontece com o mercado atual é um fator muito importante. È preciso saber quais as suas tendências e necessidades. O profissional do século XXI, deve apresentar os quatro pilares da educação de mercado:
- Aprender a conhecer, ou seja; analisar as informações e criar outras formas de conquista.
- Aprender a fazer, dar continuidade prática para o conhecimento-contextualizá-lo; o estágio é uma boa experiência para quem está hoje na universidade.
- Aprender a conviver, afinal o trabalho em equipe no século XXI é baseado na relação interpessoal. Hoje a força do ser humano é retirada do convívio.
- Aprender a ser, são calores éticos e morais levados muito á sério nas empresas e em qualquer outro lugar, pois estes sim nos tornam cidadãos completos.
Flexibilidade
Ser flexível e não especialista demais. O importante agora ter capacidade de agir de acordo com as situações apresentadas. Dirigir sua conduta para o objetivo de aumentar a competência.
Ter mais criatividade do que informar. Preocupação não deve ser a de armazenar grande quantidade de informação.
Para o bom empreendedor o mercado busca profissionais capazes, criativos para agregar ao trabalho que realiza. Hoje a preferência da maioria que se forma é ser dono do seu próprio negócio. Assumir responsabilidades, estar sempre presente com a capacidade de tomar as decisões cabíveis e ter a capacidade de expressar.
Capacidade é de fato a palavra de ordem para conviver com as diferenças culturais e tornar-se íntimo da na hora de adquirir novas tecnologias emergentes. Por isso estudar é um bem necessário para toda a vida. Atualizar, reciclar-se constantemente. Receber informações e criar conhecimento são estes os pilares da educação.
Leve sempre em mente os valores de Platão:
O que é belo?
O que verdadeiro?
O que é útil?
Tudo isso promoverá a auto-crítica, o auto-conhecimento e a auta-percepção. No final todas as dificuldades e habilidades vão determinar o grande resultado. Deixe pra lá o stress, pois este atrapalha qualquer relacionamento. Desafie sempre, essa é a palavra que não pode fugir de qualquer regra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário