quarta-feira, 10 de junho de 2009

Escolas que lidam com as diferenças




A palavra épora vem do grego e significa “a possibilidade de ver e analisar uma figura de todos os lados, sob todos os ângulos”. E é dessa forma que escolas de Goiás e Rio Grande do Norte vem estudando o comportamento de pessoas especiais, aquelas que apresentam algum tipo de deficiência física, mental, autista, surdez e cegueira, e em especificamente a Síndrome de Down que ainda gera o “preconceito na sociedade”.

A Inclusão Escolar nada mais é que “escola para todos”. Ensino com qualidade e respeito as diferenças. Falta muito para outros estados tomar consciência do caso. E foi dessa forma que o autor da novela Páginas da Vida Manoel Carlos, da Rede Globo, escreveu a história que vem causando grandes discussões na mídia e no dia-a-dia das pessoas.



Talvez a televisão ainda continua sendo inicialmente a melhor opção para abordar um tema polêmico e assim atingir o maior número de pessoas possíveis. A personagem Clara, vivida pela atriz Joana Morcazel e Helena a mãe da garota, vivida pela atriz Regina Duarte sofrem na pele as discriminações impostas pela sociedade mal informada.



A Inclusão Escolar foi uma das polêmicas aborda na novela e isso significa desvalorizar a beleza da diversidade; entre essas diferenças as pessoas com Síndorme de Down. Essas são especiais e merecem orientações e formação para levar uma vida normal como todo cidadão tem direito reservado pela Constituição Brasileira.

Grande exemplo deste carro chefe de discussões é a líder mundial Diane Richler que publicou em setembro de 2004, a cartilha "O sucesso dos alunos com deficiência às classes e escolas comuns da rede de ensino", o livro causou reações inesperadas em fóruns de debates sobre o assunto em todo o mundo, esgotando os primeiros 60.000 de exemplares.


O livro é um verdadeiro manual de instruções não só para professores mas para familiares e empresas que também devem estar atentas de acordo com a Lei Federal 8.213 de 1991, da Medida Provisória nº 251, que alterou em seu artigo 18, os artigos 428 e 433 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que determina que as empresas devem reservar 5% de cotas para a contratação de pessoas com deficiência e ao mesmo tempo devem adequar suas dependências para recebê-los. A lei já está em vigor e com forte fiscalização.



Síndrome de Down


A Síndrome de Down é uma das muitas anomalias causadas por aberrações cromossomicas, ou seja; minúsculas estruturas que contém o código genético que controla e orienta a divisão celular, além do seu crescimento e função.



As nossas células possuem 46 de cromossomos estes que vem dos nossos pais; cada um deles nos dá pelo óvulo e pelo espermatozóide 23 cromossomos, e da união dos mesmos é produzida uma célula com 46 cromossomos. Que podemos chamar inicialmente de ovo e que se divide resultando em conteúdo genético idêntico.




A Síndrome é caracterizada pela presença de três cópias do cromossomo 21 ao invés de duas, conhecida como trissomia do 21 e por essa razão a célula de um indivíduo com Síndrome de Down contém 47 cromossomos ao invés de 46.


Prevenção



É possível a prevenção da Síndrome de Down através da realizadas de suplementação alimentar com ácido fólico a qual pode diminuir o risco da trissomia 21 bem como defeitos de Tubo Neural ("espinha bífida ou coluna aberta").


A Síndrome de Down ocorre em todas as raças, em qualquer classe social e em todos os países. Não existe relação entre alimentação ou doenças com a Síndrome de Down. A única relação reconhecida é a idade materna: 80% das crianças com Síndrome nasceram de mães com idade acima de 35 anos.



Portanto para saber se a gestante terá ou não filho Down, ela pode fazer exames entre a 11ª á 14ª semanas de gestação utilizando-se da ultra – sonografia. Este exame é realizado a medida de um espaço líquido na nuca fetal, chamada de Translucência Nucal e o resultado não deve passar de 2,5mm. Esta medida é associada à idade da mãe e assim calcula-se a probabilidade do filho ser ou não Down, a sensibilidade é de 80%. Por isso recomenda-se que faça neste período a Biópsia de Vilo Corial (placenta), outro procedimento que possibilita a análise do cariótipo Fetal ou (“mapa genético do feto”). E este método caberá só ao médico assistente ou à quem este designar, após cuidadosa e minuciosa explicações ao casal.


Estimativa



Em Goiás a Inclusão Escolar iniciou em 1999 com o apoio da Superintendência de Ensino Especial e da Secretaria de Educação. Atualmente são 144 escolas estaduais na cidade de Goiânia, 342 no interior sendo 246 municípios somando 486 escolas estaduais com atendimento 100% de qualidade.




De acordo com as estatísticas do IBGE mais de 24 milhões de pessoas aqui no Brasil têm algum tipo de deficiência, o que vem representar uma media de 14,5% da população o que para o Ministério da Educação (MEC), significa que 57 milhões de alunos são matriculados nas escolas públicas e particulares o que chega a 500 mil de deficientes, nada mais que 1% de brasileiros que estão em salas de aula.


Um dos órgãos mais respeitados no Brasil, e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que foi criada em 11 de dezembro de 1954, no Rio de Janeiro e que em 1962 fundarão a Federação Nacional das APAEs e hoje elas já estão em quase 2000 municípios brasileiros, formando um dos maiores movimentos comunitário mundial.




As APAEs estão divididas em




– APAE dos Município – elas atendem pessoas portadoras de deficiência assegurando seus direitos com apoio também de professores, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, enfim; pessoas aptas para a avaliação dos portadores especiais.



As atividades físicas como futsal, atletismo, futebol, natação e dança são meios de proporcionar melhor habilidades psico-motoras aos alunos levando em conta as limitações adiversas. Na APAE há grupo de pessoas que ensinam a língua de Sinais (LIBRAS), há uma dedicação constante a música através de Conjunto de Fanfarra e Coral. Isso significa Educação Inclusiva desafiando fronteiras e valorizando a cultura.



Delegacias Regionais - são compostas pelos presidentes, diretores, professores, pais e alunos afim de montar uma programação de reuniões, cursos, encontros, festivais e olimpíadas.




Federação Nacional – elas são organizadas e direcionadas para realizar trabalhos e defender os diretos dos cidadãos com deficiência. A federação é responsável pelo encaminhamento da luta pelos direitos do cidadão com deficiência e ao mesmo tempo faz contatos e gestões com vários Ministérios e Órgãos Federais para cumprir as leis criadas promovendo debates constantemente.



A sede do Conselho de Administração das APAEs fica no Edifício Venâncio IV - Cobertura - Brasília/DF - cep 70393-900, fone (0xx) 61 224-9922 e 223-5899. As empresas parceiras têm uma visão importante sobre o que é responsabilidade social e assim colaboram com as entidades.



O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é comemorado no dia 3 de dezembro segundo a 37ª Sessão Plenária Especial sobre Deficiência da Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, que foi realizada pela a Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, entre os dias 09 e 11 de setembro promove o Congresso Brasileiro sobre Síndrome de Down-Família Agente da Inclusão, no Centro de Convenções de Salvador-Bahia.



Mais um destaque em Goiânia é o da Universidade Católica de Goiás, que firmou parceria com o Programa Educação e Cidadania (PEC) da Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (Proex) e lançarão o Jornal Virtual, “Educação e Cidadania” o trabalho é lindo pois conta com a participação de alunos de 9 a 46 anos de idade portadores da Síndrome de Down para editá-lo.


As matérias visam discutir as necessidades e apresentar tudo aquilo que eles são capazes de produzir quando se tem pessoas serias e comprometida com o bem-estar de todos, principalmente com estes que ainda sofrem em grande parte do Brasil com o preconceito.


Para a Coordenadora do Projeto da (UCG) é fundamental que os pais de crianças e jovens, ao matricular seus filhos em qualquer unidade de ensino busque “informação” deste local:




Nove pontos positivos em uma escola ao matricular um filho portador de algum tipo de deficiência:




1. O histórico dessa escola (ver se esta está envolvida em algum tipo de
denúncia sobre preconceito, seja ele qual for).
2. A estrutura física (com áreas de atividades culturais e esportivas).
3. Escola com projetos inovadores (de leitura e debates).
4. O perfil dessa unidade é (competitivo, tecnista ou humanística).
5. Atividades extra-classe (viajens entre outras atividades).
6. Aulas de religião (prefiram ensino laico).
7. Formação continuada (de professores e demais funcionários).
8. Quadro de apoio ao aluno (psicólogos, fonoaudiólogos entre outros).
9. Está escola prioriza o desempenho do aluno constantemente?



Nove pontos negativos em uma escola ao matricular um filho portador de algum tipo de deficiência



1. O histórico dessa escola (recebeu algum tipo de denúncia nos últimos tempos como preconceito e descuido de algum aluno nas suas dependências).
2. A estrutura física (não oferece atividades culturais e esportivas).
3. A escola não tem perspectiva de projetos inovadores ( sala de leitura e debates).
4. O perfil dessa unidade (não corresponde as necessidades do seu filho quanto a sua deficiência).
5. Não oferece atividades extra-classe.
6. Evite escolas que tem fixado na grade aulas de religião determinada.
7. A escola não tem profissional com formação superior.
8. Não mencionou nenhum tipo de apoio ao aluno além das aulas em sala.
9. A escola prioriza somente “nota”.


Tenha sempre em sua mente como pai de um filho portador de Síndrome de Down, o que traduz o símbolo da APAE, que é representado por duas mãos desniveladas, uma em posição de amparo e a outra de orientação. Que deixa a seguinte reflexão "Onde você encontrar estas mãos, estenda as suas". O Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE), é um órgão que visa assegurar, promover e proteger os deficientes físicos e mentais, autistas, surdos e cegos.

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